quinta-feira, outubro 09, 2008

Sabedoria oriental.

Há algum tempo, a Exame publicou uma matéria onde contava como a Toyota assumiu a liderança mundial em vendas de automóveis, engolindo gigantes como GM e Ford. A matéria ainda mostrou o trecho que está publicado aqui embaixo, os 8 mandamentos que regem o dia-a-dia da empresa. É ler e aprender:


1. Qualidade, qualidade, qualidade

O mantra é repetido à exaustão por todos os funcionários da empresa. A busca pela perfeição é o motor do aprimoramento contínuo da Toyota.

2. Obsessão por corte de custos
Não é apenas nas fábricas que a montadora busca reduzir suas despesas continuamente. Na matriz, por exemplo, é proibido tirar impressões coloridas e todo o papel utilizado é reciclável.

3. Investimento em treinamento
Antes de começar a trabalhar, todos os funcionários recém contratados passam por um treinamento de cinco meses, independentemente do cargo que vão ocupar.

4. Emprego vitalício
Embora fora de moda na maioria das empresas, empregar um funcionário por décadas ainda é uma das principais características da Toyota, sobretudo no Japão.

5. Busca pela simplicidade
Na montadora japonesa, o negócio é ser simples. Nas reuniões de executivos, por exemplo, as apresentações devem caber numa folha de papel no formato A3.

6. Visão de longo prazo
O planejamento é chave na companhia. Hoje, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa já está avaliando como devem ser os carros da montadora em 2030.

7. Decisão por consenso
A maioria das decisões ainda é tomada em conjunto pelos 30 principais executivos. Embora mais longo, o processo minimiza riscos e evita rachas internos.

8. Proximidade com o consumidor
Em vez de criar carros que sejam ícones da indústria automotiva, a Toyota investe em pesquisas para criar automóveis que os clientes queiram (ou precisem) comprar.

Um comentário:

Unknown disse...

O mais impressionante da Toyota é a visão de longo prazo, que viabiliza a demora (algo incompatível com o mundo apressado de hoje) nas tomadas de decisão. Mesmo demorando, eles ainda conseguem surpreender. Isso que é visão de longo prazo.